HISTÓRIA DOS PROJETOS

 

Tendo um nome que remeta a histórias e lembranças da infância, o projeto Quintais de Cambará do Sul, nasceu com o objetivo de proporcionar a integração da vida e cultura do homem urbano com o homem do campo, proporcionado lazer e conveniência, expondo riquezas naturais da região e enriquecendo os “causos” locais, tudo isso com foco na produção associada ao turismo.Entre as muitas opções de lazer que você pode desfrutar em nossos quintais estão, pesca esportiva, caminhadas, cavalgadas, churrasco e lidas campeiras como mini rodeios, tosa de ovelhas em meio a ambientes rústicos que retratam a vida do homem do campo. Ainda é possivel conhecer lugares únicos em meio a natureza, como cachoeiras, corredeiras, trilhas ecológicas, plantações frutíferas, e também deliciar-se com sabores únicos de produtos artesanais feitos com o cuidado e a dedicação das famílias integrantes do projeto. Boa gastronomia, conforto e hospedagem também são encontrados em nosso quintais, além de produtos artesanais confeccionados a moda antiga em teares históricos. Visite nossos quintais e descubra inúmeras possibilidades de lazer e diversão.

“ecologia”
ar puro, liberdade, envolvimento
  • Paisagens Naturais
  • Graxaim
  • Cânion Itaimbezinho
  • Cascata Dos Venâncios
Produção Associada ao Turismo

Produção Associada ao Turismo é toda a produção artesanal, agropecuária ou industrial que detêm atributos naturais e ou culturais de uma determinada localidade ou região, capazes de agregar valor turístico. A produção associada também objetiva o desenvolvimento de uma atividade turística, necessitando que a comunidade se mobilize no sentido de promover mudanças que visem apresentar diferenciadas vivências e experiências ao turista, que procura por novos experimentos e sensações, com o intuito de levar estas emoções em sua bagagem.

  • Paisagem de Camabrá do Sul
  • Pegada de Animal Nativo
  • Geada em Cambará do Sul
  • Passo S
Clima e Ecologia

A fauna  de Cambará do Sul é diversificada, entre as espécies que  encontramos estão a  Capivara, o Lobo Guará, o Gato do Mato, o Graxaim,o Puma Americano, a Gralha Azul, o Quero-Quero (símbolo do RS) e as Corucacas (símbolo de Cambará do Sul).
O clima é de característica subtropical, próximo do temperado, com as quatro estações bem defindias. A temperatura média anual é de 18 graus, sendo a mínima absoluta de -8 graus e a máxima anual é de 32 graus. Dos doze meses do ano, dez apresentam temperaturas inferiores a 2 graus. Somente nos  meses do verão, janeiro e fevereiro,a temperatura aumenta.

  • Corredeira do Tigre Preto
  • cascata dos Venâncios
A água e o Ar

A hidrografia é variada e  extensa, com rios que cortam suas áreas como
o rio Tainhas, o rio das Antas e o rio Santana. Durante as atividades de passeio é possível desfrutar de quedas d'água cristalinas cercadas pela exuberante beleza da mata ciliar, da mata das araucárias e dos campos amarelados de cima da serra. Em outra possibilidade de passeio é possível presenciar pequenas quedas d´água onde as piscinas naturais são um convite para o banho. Ao redor há campo e árvores nativas ideal para piqueniques. O Ar Puro também é um diferencial deste destino turistico, junto com os demais elementos da natureza como a água, o sol, a terra, as florestas, que nos permitem ter saúde e qualidade de vida. Vivenciando nos caminhos dos Quintais de Cambará do Sul irá comprovar este fato fundamental para a sobrevivência do ser humano.

  • Cânion Itaimbezinho
  • Cânion Itaimbezinho
Destinos para a Copa do Mundo de 2014

Considerado um dos mais antigos parques brasileiros, o Aparados da Serra aberto em 1959, abriga o mais famoso cânion da região, o Itaimbezinho. Como atrativos, tem as trilhas do Vértice, do Cotovelo, a Cascata das Andorinhas, a Cascata Véu da Noiva e na parte de baixo, no interior do cânion, a trilha do Rio do Boi, que só pode ser feita com o acompanhamento de um guia ou condutor credenciado. A administração do Parque Nacional de Aparados da Serra é feita pelo ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Localiza-se a 18 km do centro de Cambará do Sul. A estrada é de terra, porém boa. O acesso é pela rodovia RS - 429. O parque fica aberto para visitação de terça a domingo, das 9h às 18h. O Parque Nacional Aparados da Serra integra um dos cinco parques nacionais que são destino da Copa do Mundo 2014. Nos links abaixo você confere os demais roteiros selecionados.

http://www.roteirolagoadopeixe.com.br/

http://www.rotasaboresesaberes.tur.br/

http://www.aventuraserragaucha.com.br

http://www.alemaesdosul.com.br/historia.html

Quer conhecer mais sobre Quintais,
Leia nosso portifolio completo.
“o som”
o canto das aves, o soprar dos ventos